MISSÃO, VISÃO, PRINCÍPIOS, VALORES E OBJETIVOS DO CDB LESTE
O trabalho educativo-pastoral do Colégio Dom Bosco Leste é exercido por uma comunidade educativa – constituída por salesianos consagrados e leigos – que, inspirada nos valores do evangelho, na experiência educativa de São João Bosco e na tradição salesiana, interioriza, assume e cumpre a missão que lhe foi confiada, em comunhão de intenções, princípios, valores, objetivos e ações. O modelo de gestão que decorre desse pressuposto, é a gestão participativa.
1. MISSÃO
Promover a educação integral de crianças e adolescentes em idade escolar, por meio de processos de ensino-aprendizagem de qualidade e dos valores da pedagogia salesiana, com a finalidade de desenvolver o protagonismo, a cidadania, os valores humanos, éticos e cristãos.
2. VISÃO
Ser uma escola católica de referência na Zona Leste de Manaus, comprometida com o aprimoramento e a qualidade de sua gestão e de suas práticas educativas, com a construção de um ambiente educativo salesiano e com a formação integral de seus estudantes, como resposta às necessidades educacionais do contexto sociocultural em que está inserida.
3. PRINCÍPIOS
Os princípios sobre os quais se fundamenta o Projeto Pedagógico e, consequentemente, as práticas educativas do CDB Leste, integram as finalidades da educação nacional (LDB, Art. 3) e articulam-se com a visão humanista da pedagogia salesiana. São eles:
- Dignidade da pessoa humana, concebida como totalidade integrada de múltiplas dimensões (física, intelectual, emocional, social, moral e espiritual);
- Direito à educação e à aprendizagem;
- Igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola;
- Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento e a arte;
- Qualidade dos processos pedagógicos e de ensino-aprendizagem;
- Respeito à diversidade biológica, étnica, cultural, religiosa, ideológica e identitária;
- Vinculação da educação escolar ao mundo trabalho e às práticas sociais;
- Valorização dos profissionais da educação.
4. VALORES
Desses princípios decorrem um conjunto de valores e crenças, característicos da educação salesiana, que deve ser internalizado pelos sujeitos e perpassar os projetos e as ações da escola, constituindo assim a cultura do CDB Leste. Esses valores e crenças são:
a) Humanismo – diz respeito ao valor central atribuído pela instituição à pessoa humana integral, à confiança em suas riquezas internas e otimismo quanto ao seu desenvolvimento, característico da educação salesiana;
b) Qualidade Educativa e Inovação: refere-se ao compromisso do CDB Leste com um projeto formativo e cultural que aspira a excelência, que proporcione o desenvolvimento das potencialidades cognitivas, socioemocionais e morais do estudante e a construção de sua cidadania;
c) Protagonismo: entendido como estratégia e finalidade educativa que visa criar condições para que o estudante seja o ator principal e construtor de sua própria história, de sua formação, autonomia moral e cidadania;
d) Participação: envolvimento ativo e corresponsável dos sujeitos que integram a comunidade educativa nos processos de planejamento, execução e avaliação do trabalho que se desenvolve, para assegurar sentido de pertença, coesão e corresponsabilidade no trabalho educativo;
e) Familiaridade: reflete a importância atribuída pela educação salesiana às relações humanas e sociais que se estabelecem na comunidade educativa, caracterizadas pela acolhida incondicional, a abertura ao diálogo, a cordialidade, a reciprocidade, o otimismo, a confiança e a alegria na convivência;
f) Espiritualidade: valor essencial da identidade educativa salesiana, que evidência a finalidade educativo-pastoral da instituição, os processos de educação à fé cristã e as atividades religiosas como elementos que constituem sua proposta pedagógica;
g) Profissionalismo: isto é, trabalho educativo planejado e organizado com procedimentos técnicos, realizado com competência e sobre o qual seja possível mensurar resultados, verificar sua eficiência e eficácia;
h) Formação Continuada: diz respeito à valorização dos colaboradores e à abertura de possibilidades de crescimento pessoal e profissional na instituição.
5. OBJETIVOS
a) GERAL
• Promover itinerários educativos fundamentados numa concepção de formação humana e integral do educando, mediados pela Pedagogia Salesiana, visando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a continuidade dos estudos, a cidadania plena e a vivência dos valores éticos e cristãos.
b) ESPECÍFICOS
• Zelar pelo desenvolvimento cognitivo dos educandos, por meio de estratégias e mediações que favoreçam uma aprendizagem significativa e a aquisição de competências e habilidades específicas previstas em cada etapa da vida escolar, segundo a legislação vigente;
• Estimular, de diferentes formas, as habilidades socioemocionais dos educandos, capacitando-os para reconhecer, compreender e gerenciar seus próprios afetos, e demostrar empatia e reciprocidade nas relações sociais;
• Cuidar do ambiente, do clima e da cultura da escola para favorecer os processos de aprendizagem, o desenvolvimento da sociabilidade, o respeito à diversidade e a promoção da inclusão;
• Integrar os valores éticos, a cidadania e a democracia nos itinerários formativos e curriculares, para suscitar a consciência crítica sobre a sociedade, a autonomia moral e o protagonismo nos educandos;
• Incentivar a integração entre escola, família e comunidade para gerar compromisso e corresponsabilidade pelo trabalho educativo que se desenvolve na escola;
• Estimular os colaboradores a desenvolverem a sensibilidade e o compromisso pela qualidade e pela inovação na educação escolar, proporcionando espaço/tempo para o diálogo, reflexão, a autoavaliação e o planejamento de suas ações;
• Cultivar, em todos os membros da comunidade educativa, de forma individual e coletiva, o valor da espiritualidade cristã e salesiana, promovendo a identidade institucional.